Ao ar livre sem alergias respiratórias

6 Dicas para quem sofre de alergias respiratórias e realiza atividades ao ar livre

  1. Mantenha-se ativo mesmo se sofrer de alergias respiratórias.
    O objetivo da atividade física é ajudar-nos a estar em movimento, mas por vezes os alergénios podem ser um obstáculo, especialmente para quem realiza atividades ao ar livre. Contudo, se estiver preparado, as alergias respiratórias não têm de ser causadoras de problemas.
  2. Verifique as previsões polínicas.
    As estações dos pólenes podem ser previstas, ainda que possam variar alguns dias de ano para ano. Assim, se sabe que é alérgico a um determinado tipo de pólen, informe-se sobre o início da estação na sua área. Desta forma, pode começar a tomar a medicação antes da presença do pólen no ar e evitar problemas seguindo as outras sugestões abaixo apresentadas.
  3. Esteja atento à meteorologia.
    Encontram-se disponíveis na Internet ou no jornal local informações sobre o nível de pólen local. Se as previsões apontarem para uma concentração de pólen particularmente elevada num determinado dia, jogue pelo seguro e não realize atividades ao ar livre. Em geral, a concentração de pólen é mais elevada em manhãs quentes e ventosas e baixa em dias frios e chuvosos.
  4. Escolha a altura do dia para realizar atividades ao ar livre.
    A altura do dia escolhida para realizar atividades ao ar livre é importante. Se for possível, faça exercício de manhã ou à noite, uma vez que os níveis de pólen atingem o ponto mais elevado ao início da tarde.
  5. Proteja os olhos e os pulmões.
    Para bloquear a entrada de pólen e outras substâncias irritantes no seu sistema durante a prática de atividades ao ar livre, algumas pessoas praticam exercício usando uma máscara ou bandana sobre o nariz e a boca. Outro truque é usar óculos para proteger os olhos contra irritação devido a alergias.
  6. Após a realização de atividades ao ar livre, troque de roupa e tome duche.
    Durante a estação dos pólenes, a sua roupa e cabelo podem ficar cobertos de pólen. Assim, quando chegar a casa, não é má ideia tirar a roupa e colocá-la para lavar. Pode também tomar um duche para eliminar quaisquer alergénios que possam permanecer na sua pele ou cabelo.